O envio de email marketing permite alcançar um grande número de potenciais consumidores de uma forma relativamente barata se comparada com outras formas de divulgação. Segmente seu público a partir de dados sócio-geográficos ou de acordo com seu comportamento e entregue a ele informações realmente relevantes.
Além disso, o envio é quase instantâneo e permite gerar dados estatísticos mais precisos que permitirão avaliar a performance da campanha. Através da análise de relatórios e gráficos é possível executar ações direcionadas e obter os melhores resultados.
Só que a linha que separa o envio de email marketing do spam é muito tênue, e para não ter as suas mensagens consideradas como spam é necessário ficar atento a uma série de regras, como não enviar mensagens para pessoas que não se cadastraram na sua lista por vontade própria e sempre permitir que qualquer assinante tenha a possibilidade de ser eliminado da lista.
Tipos de marketing
Marketing de relacionamento é definido por um produto ou serviço individualizado que torna a relação com o cliente muito próxima, com um contato direto. Tem por objetivo criar fidelidade do cliente em relação a marca. Já, o marketing de permissão está baseado em regras de boas maneiras nos relacionamentos comerciais onde, pela permissão, busca-se criar uma relação de confiança ao longo do processo.